Dicas para montar uma deliciosa salada
Quer preparar uma refeição saborosa e nutritiva? Nós revelamos os alimentos que não podem faltar no seu prato, Com esse guia você vai aprender como fazer a salada perfeita e com toda a certeza, vai deixar suas refeições ainda mais gostosas, além de nutritivas.
Uma boa salada, precisa ser, além de nutritiva, gostosa. É importante sempre variar nas misturas e sabores, além de se atentar as texturas.
Ela é a principal aliada quando a gente quer perder peso – afinal, existem opções nutritivas e que saciam a fome. Além disso, estudos revelam que as pessoas que comem frutas e hortaliças tendem a consumir menos carnes, gorduras saturadas e carboidratos refinados. Ótima pedida, não?
A salada pode servir como prato principal ou como acompanhamento. Mas, principalmente, quando fazemos dela a nossa refeição principal, é necessário cuidar para que tenha todos os nutrientes que precisamos.
Mas, então, qual é o segredo para fazer uma salada perfeita?
É importante ficar atento a algumas dicas, Antes de correr para a cozinha:
- Caso vá fazer uma salada quente, cuidado com as folhas. Geralmente folhas como alface e rúcula, são mais sensíveis ao calor. Dessa forma, você pode trocar por couve e repolho e ainda manter a crocância. Assim como, pode servir o “recheio” separado das folhas sem que elas murchem;
- Só misture o molho na hora de comer. Isso ajudará a manter sua salada mais fresquinha e com as texturas certas.
- Armazene sua salada corretamente. O ideal é que a salada se mantenha refrigerada até o momento de servir. Claro que saladas quentes são exceção. Uma super dica é montar suas saladas em potes, dessa maneira elas podem durar até 1 semana na geladeira.
- Não esqueça do crocante. Ter elementos crocantes na sua salada trazem uma textura incrível.
- Varie os ingredientes. Experimente novas combinações, novos sabores. Teste opções diferentes do padrão alface, tomate e frango. Você certamente vai se surpreender.
Confira os 7 passos para fazer uma salada perfeita.
- Três folhas, no mínimo
Capriche na quantidade de folhas, pois elas são ricas em fibras e dão saciedade. Algumas opções são alface lisa, frisé, rúcula, agrião e espinafre.
- Mais fibras
A parte de carboidrato do bem pode vir de legumes cozidos ou crus, como cenoura, beterraba, tomate, milho e ervilha – fontes de vitaminas.
- Frutas para dar sabor
Quanto mais colorido for o seu prato, mais nutritivo ele será. Por isso, uma boa opção é incluir as frutas no cardápio. Cítricas, tropicais ou doces? Você escolhe.
- Salada completa
Se comer sua saladinha com um grelhado, você pode incluir uma fonte de carboidrato a mais no prato, como batata, grãos e massas integrais. É uma combinação completa em nutrientes, além de dar mais saciedade – você vai sentir menos fome ao longo do dia.
- Mais croc, croc
Experimente acrescentar sementes, frutas oleaginosas e delícias que estalam, como lascas de amêndoas, pedaços de castanhas e nozes. Elas fornecem carboidratos e gorduras saudáveis, além de fibras e minerais.
- Não esqueça da proteína
O nosso organismo tem uma dificuldade 30% maior de digerir as proteínas do que processar as gorduras e os carboidratos, o que acelera a queima das gordurinhas estocadas. O nutriente aliado dos músculos ainda prolonga a sensação de saciedade e dá firmeza à pele. Frango, ovo, ricota e kani kama são boas fontes de proteína e combinam bem na salada.
- Capriche no sabor
Comida sem tempero é como namoro sem beijo – não tem graça! E não favorece a dieta. Por isso, a sugestão é acrescentar a uma combinação poderosa de temperos e molhos para deixar a sua refeição mais do que incrível.
Comentários
Postar um comentário